22 de novembro de 2009

Sonhos - despedida

Tentar compreender os sonhos é uma tarefa que não tem fim. Até agora, no blog, eu só arranhei a superfície deste imenso universo de conhecimentos. Mas, vou parando por aqui, porque tanto eu quanto vocês já entramos no ritmo frenético do final do ano.
Antes de encerrar o assunto, gostaria de fazer alguns comentários sobre uma pergunta que ouço com freqüência: será que os sonhos tem realmente significado, ou são apenas referências a coisas que nos aconteceram durante o dia?
Certa vez, uma paciente que me havia dito que não acreditava em interpretações de sonhos, contou-me que no dia anterior ela tinha discutido com o chefe por que ele não tinha dado a ela permissão para sair do trabalho mais cedo e, à noite, havia sonhado que estava discutindo com ele.
Perguntei a ela porque o sonho havia transformado em imagem esta situação, e não outra qualquer que tivesse acontecido durante o dia. Ela parou, pensou, e revelou que, na adolescência, discutia com o pai toda vez que ele dizia não a alguma coisa que queria, principalmente em relação a horários.
O que o sonho estava dizendo era que ela precisava entender a relação com o pai; isto facilitaria sua relação com o chefe.

Bem, espero vocês o ano que vem, e, até lá, esqueçam suas tristezas e sejam felizes no Natal, no Ano Novo e sempre.

2 comentários:

Galáxia de meus anseios disse...

Oi, Cecília, gostei muito das matérias sobre sonhos. Continue, no próximo ano. Aproveito a oportunidade para desejar-lhes um ótimo fim de ano e um começo MARAVILHOSO!!!Beijos.

Unknown disse...

Cecília,

Somos nós que realizamos nossos sonhos? ou são eles que se realizam?

Veja como foi o sonho colorido de um pintor.

Sonhei que pintei minhas noites de amarelo
lindas estrelas no meu céu eu coloquei
o feio que era feio ficou belo
até o vento do meu mundo eu perfumei.
Numa apoteose de poesia
num conjunto de harmonia
uma lua roxa para iluminar
as águas cor-de-rosa do meu mar.
Meu sol eu pintei de verde
que serve pra enxugar lágrimas
se um dia precisar.
A dor e a tristeza
fiz virar felicidade
aproveitei a tinta
e pintei sinceridade.
Pintei de azul o presente
de branco pintei o futuro
o meu mundo só tem primavera
o amor eu pintei cinza escuro.
Pra lá eu levei a bondade
dourada é sua cor
aboli a falsidade
o meu povo é incolor.
Na entrada do meu mundo
tem um letreiro de luz
meu mundo não é uma esfera
tem o formato de cruz.

Saudades
Parabéns pelo livro.