8 de maio de 2010

Sonhos - os assaltantes

Marie Louise von Franz, no livro o Homem e seus Símbolos, conta o sonho de uma paciente, que sonhou que estava com sua irmã no quarto, quando apareceram dois assaltantes. Os bandidos, primeiro, estupraram e mataram a irmã. Ela seria a próxima, mas viu que um dos assassinos estava desenhando na parede, e comentou: que desenho bonito; ele disse: é mesmo? Neste momento os dois assaltantes tornaram-se cordiais.

Quando um ladrão ou assassino aparece no sonho de uma mulher, representa seu lado masculino inconsciente e destrutivo. É este lado que leva a mulher a se desvalorizar, se sentir incapaz, a viver dizendo: não adianta lutar, ou minha vida não muda, ou eu não consigo, ou ainda, eu não posso.

A paciente de Marie Louise era uma artista que depois da morte, por depressão, da irmã, parou de pintar e desenhar, por não ver nenhum sentido em seu trabalho. Vivia angustiada e triste. O sonho indicava que o antídoto de sua angústia era reconhecer e desenvolver seu potencial criativo.

Sonia sonhou que estava numa rua escura, apareceu um rapaz com uma faca, pronto para ataca-la. Ela saiu correndo, e ele foi atrás. No caminho viu um casal e seus filhos, formando uma roda, rezando. Sonia parou de correr, olhou para o rapaz e disse: você não vê que você me assusta com esta faca, e deste jeito eu não posso ser sua amiga? Ele largou a faca e ela acordou.

Sonia andava deprimida, desanimada, fazendo o que precisava fazer mecanicamente, em outros termos estava sendo possuída por esta força masculina destrutiva.

No sonho, Sonia olha de frente para este bandido e imobiliza sua capacidade de destruí-la, ao dizer querer ser sua amiga. Este é o primeiro passo para se libertar desta força: reconhecer sua existência, diferencia-lo de si mesmo.

O sonho indicava que era a fé (família religiosa) que podia lhe trazer forças para transformar a energia masculina negativa em positiva.

Nenhum comentário: