20 de maio de 2011

Extrovertido - Introvertido

No meu trabalho, nos meus relacionamentos pessoais, percebo que muitos conflitos são gerados pelo fato das pessoas serem de tipos psicológicos diferentes. Foi Carl Gustav Jung que colocou que há dois tipos psicológicos básicos: o extrovertido e o introvertido.

O extrovertido vive em função de tudo aquilo que seu meio social espera dele; enquanto o introvertido vive em função de suas exigências interiores.

Por exemplo, uma pessoa extrovertida ao escolher uma carreira procura não ferir as expectativas dos pais, leva em consideração a remuneração e o status da profissão; enquanto o introvertido procura uma carreira na qual ele se identifica quanto pessoa, dando menos importância a aprovação dos outros. Neste sentido, os introvertidos podem deixar seus familiares com cabelos em pé quando chegam dizendo, por exemplo, que vão estudar filosofia.

Um extrovertido ao entrar numa festa já começa a conversar com várias pessoas; enquanto o introvertido procura por alguém conhecido, se não encontra, fica sozinho num canto até aproximar-se de alguém e termina a noite batendo um longo papo com uma mesma pessoa.

Nenhum comentário: