9 de julho de 2011

Intuição x Percepção

É difícil identificar qual a nossa função principal, aquela que nos mostra como lidamos com a vida, como resolvemos nossos problemas, pois ninguém é um tipo puro.

Jung, por exemplo, era um intuitivo introvertido, trabalhava com os símbolos, o material do inconsciente. Ele poderia ser um xamã ou um monge, mas sua função auxiliar era o pensamento, o que fez dele um médico, um estudioso do inconsciente.

Todos nós, como Jung, temos uma função principal e uma auxiliar.

Outro exemplo é Salvador Dali. Ele era introvertido como Jung e ambos trabalhavam com material do inconsciente e símbolos, mas sua função principal era a percepção, oposta a do Jung, assim a maneira como lidavam com o mundo inconsciente era diferente. Dali trabalhava com esse material de forma visual, pintando em seus quadros, com uma riqueza impressionante de detalhes, imagens de sonhos e surrealistas, enquanto que Jung trabalhava de uma forma mental.

3 comentários:

Galáxia de meus anseios disse...

Super interessante a comparação entre Jung e Dali, gostei muito, nunca havia percebido isso. Volte logo,viu? Beijos.

Nath disse...

Não é difícil perceber a qual grupo eu pertenço, hehehe.
Cecília, sempre leio seus posts, não perco uma semana! Volte a escrever logo!
Um grande beijo,
Nathália

Unknown disse...

Na verdade a função principal de Jung era pensamento. Em entrevista à BBC ele disse: "(..) mas eucertamente me caracterizei pelo pensamento. Eu sempre pensei, desde a tenrainfância, e tinha também muita intuição."

E não entendi muito bem a comparação, porque Jung também pintou seus sonhos, suas fantasias e IAs -como se pode observar no livro vermelho.

O fato dele trabalhar com ideias tem mais a ver com o pensamento. A intuição e percepção diz a respeito sobre a maneira como as pessoas obtem informaçoes - uma do inconsciente (abstrato), a outra do meio, através dos sentidos (concreto). Enquanto o pensamento ou sentimento é a maneira como processamos essas informações (através da lógica ou emoção).