15 de outubro de 2011

Plutão nos signos


Na dança cósmica, aos olhos da Terra, os planetas distantes do Sol são lentos.  Plutão, por exemplo, fica no mínimo uma década no mesmo signo, por isso o significado simbólico de sua presença num signo não indica apenas características pessoais e sim a energia coletiva do momento. Assim, como Plutão representa transformações profundas, o signo onde ele encontra-se mostra, simbolicamente, qual é a “área” da sociedade  que sofrerá transformações importantes.
Por exemplo, Libra representa o princípio feminino, o relacionamento amoroso, o casamento. Em 1971, Plutão entrou em Libra e saiu em 1984. Esse foi o período em que o movimento feminista estava em pleno vapor, o que levou a modificações profundas no papel da mulher na sociedade. No Brasil, a lei do divórcio foi aprovada e o casamento deixou de ser apenas um contrato social, para tornar-se uma opção entre duas pessoas.
Lembro-me que na época os astrólogos temiam a entrada de Plutão em Escorpião, que iria acontecer em 1984 e sair em 1995; muitos previam grandes catástrofes e até mesmo a Terceira Guerra Mundial. O que ninguém imaginava é que a grande transformação seria a queda do muro de Berlim, com o fim da terrível Guerra Fria.

Um comentário:

Galáxia de meus anseios disse...

Legal!!! Continue. Este ano, em que signo está Plutão?Beijocas.