22 de outubro de 2011

Sonho - excesso de trabalho


Uma executiva sonhou: “Eu estava com um colega de trabalho caminhando por uma avenida, quando de repente apareceram alguns homens e nos raptaram. Ficamos presos num lugar escuro, sabíamos que estávamos sendo bem remunerados por ficarmos ali, mas queríamos sair e não conseguimos.”
Esse é um tema comum nos sonhos da mulher moderna. Essa força que tem aprisionado a mulher, geralmente, é o seu lado masculino exigente, que a leva a ser uma profissional eficiente, mas também a faz viver em função, quase que exclusiva, do seu trabalho e sentir-se exausta, culpada por não ter tempo para investir em sua vida pessoal. Esse alto nível de exigência é uma força que vive na psique feminina, mas também tem sido alimentada por empresas e instituições que exigem dos funcionários que “vistam a camiseta” e dediquem-se exclusivamente ao trabalho.
Em 2008, Plutão entrou no signo de Capricórnio. Capricórnio é um símbolo da energia masculina voltada para o trabalho, o senso de responsabilidade e dever. Acredito que entramos num período (até 2023), no qual é necessário revermos nossa relação com o trabalho, que empresas e grandes instituições comecem a preocupar-se com o desgaste humano, o estresse e a correlação entre bem-estar psicológico e produtividade.

Nenhum comentário: