26 de abril de 2009

Mulher Ifigênia

Como vimos, Agamenon estava com suas tropas no porto de Áulis, pronto para partir para a guerra de Tróia, quando os ventos pararam de soprar. Um oráculo foi consultado, e revelou que, para que os ventos voltassem a soprar, Agamenon deveria sacrificar sua filha Ifigênia. Agamenon ficou conflituado, mas acabou por decidir que a vitória na guerra era mais importante do que a vida da filha. Mandou uma mensagem para sua esposa, Clitmenestra, mandando que ela levasse Ifigênia ao porto para se casar com o grande herói Aquiles. Quando as duas chegaram ao porto de Áulis e descobriram que haviam sido enganadas, Clitmenestra ficou revoltada. Ifigênia parece ter aceito seu destino.
Ser filha de um pai que dá mais importância ao trabalho que à família não é fácil. Quando esse pai acredita em valores patriarcais e não valoriza a mulher, como Agamenon, a situação é ainda pior.
É comum que a filha idolatre o pai durante a adolescência. Quando este não lhe dá atenção, não acredita que ela possa tomar suas próprias decisões, e tornar-se independente, ela fica deprimida. Nesta fase, isto pode facilmente levar a filha a sofrer de falta de auto-estima e nutrir fantasias de morte.
Há uma versão do mito que conta que, no momento em que Ifigênia ia ser sacrificada, a deusa Ártemis a transformou-a numa corça, transportou-a para longe dali e a transformou em sua sacerdotisa. Porém há outra versão em que Ifigênia é sacrificada, os ventos voltam a soprar, os navios partem para Tróia e a morte de Ifigênia fica por isto mesmo.
A filha de um pai Agamenon, para não ser sacrificada, precisa conquistar sua independência por conta própria. Ela precisa se tornar uma sacerdotisa da deusa caçadora Ártemis, uma mulher-Ártemis, isto é, uma mulher que se respeita e é respeitada, de lutar por aquilo que quer, capaz de alcançar seus objetivos. Quando tem a má sorte de ter um pai que não a valoriza, a mulher precisa aprender a se valorizar e a crescer por conta própria.

Um comentário:

Mi disse...

hummmmmm, entendi!!!! ahahhahaha
Adorei, pelo menos opte pelo lado oposto, hahahaha.
Beijos