3 de maio de 2009

Mulher Clitmenestra

A mortal Clitmnestra e a deusa Hera tem muito em comum. Ambas se casaram com reis poderosos. Da mesma maneira a mulher Clitmnestra e a mulher Hera na vida real são atraídas, e frequentemente casam com homens em posição de poder: empresários, comerciantes, profissionais bem sucedido, políticos. Casam com homens poderosos porque são eles que podem oferecer a elas um reino. Quando se casam com um homem que não ocupa nenhuma função importante, elas reconhecem nele o potencial para adquirir status e crescimento financeiro. Juntos criam um reino: compram casa, carros, constroem um patrimônio.
Tanto Hera quanto Clitmnestra infelizmente foram traídas pelos maridos. Mas, enquanto Zeus traía Hera com suas amantes, Clitmnestra foi traída de forma muito mais cruel quando Agamenon a enganou e fez sacrificar a filha Ifigênia. O destino de Clitmnestra foi muito mais trágico do que o de Hera para se vingar do marido pelo assassinato de sua filha Ifigênia, Clitmnestra além de se ligar a um amante, assassinou Agamenon, assim que ele voltou de Tróia. Seu final foi igualmente trágico – morreu assassinada pelo seu filho Orestes.
A mulher que leva dentro de si o arquétipo de Clitmnestra pode se sentir traída pelo marido quando este “mata” os filhos, isto é, é um pai omisso, ausente, causando danos psicológicos profundos na psique dos filhos. Muitas vezes, os homens poderosos negligenciam sua família por que os negócios, as viagens, os compromissos, não lhe deixam tempo para dedicar a família. A mulher Clitmnestra pode “matar” o marido dentro dela, desenvolver uma indiferença, hostilidade, e mesmo ódio ao homem com quem se casou, muitas vezes, por amor. Este é o perigo que ronda o homem Agamenon, o de sacrificar seus sentimentos (Ifigênia), seu lado feminino (Clitmnestra), e se destruir neste processo.

Nenhum comentário: