31 de maio de 2009

O Homem Aquiles

Uma profecia antiga dizia que os gregos somente venceriam a guerra de Tróia se Aquiles lutasse a seu lado; mas que, se entrasse na guerra, morreria.
Aquiles era filho de uma deusa, Tétis, e de um mortal, Peleu. Quando criança foi mergulhado num rio pela mãe, o que o tornou invulnerável no corpo inteiro, exceto no calcanhar, por onde Tétis o segurara quando mergulhara na água sagrada. A glória no campo de batalha atraía Aquiles, mas a vontade de viver era maior. Quando a Guerra de Tróia estourou, apoiado pela mãe imortal, decidiu fugir do recrutamento. Disfarçou-se de mulher e escondeu-se entre as damas da corte. Quando os líderes gregos chegaram ao castelo onde ele vivia, encontraram apenas um bando de mulheres. Aquiles havia sumido. Desconfiado, Odisseu usou de uma artimanha – mandou tocar o alarme como se a cidade estivesse sendo atacada e, quando uma das donzela, ao invés de esconder-se, correu para as armas, arrancou o véu que cobria a “donzela” e desmascarou Aquiles.
Já no Porto de Áulis Aquiles ficou indignado com Agamenon, que usou seu nome para enganar Ifigênia. Mas a briga entre os dois ficou mais séria quando Aquiles se sentiu injustiçado por Agamenon na divisa de bens provenientes do saque ao templo de Apolo. Discutiram tanto, que Aquiles resolveu retirar a si e seus exércitos da guerra.
Um dia, porém, Aquiles recebeu a notícia de que seu grande amigo Pátroclo havia sido morto pelos troianos e voltou para a guerra, lutando ferozmente e matando um grande número de inimigos, preparando assim a vitória dos gregos.
Porém o herói troiano Paris atingiu com uma flecha o calcanhar de Aquiles, seu único ponto vulnerável, e Aquiles morreu.
O homem Aquiles é aquele que anseia pela glória, pela fama, e vence agindo por impulso. Ele se realiza principalmente em atividades corporais, como a prática do esporte, e aqueles que trazem fama, como cinema, teatro, televisão, etc. Um bom exemplo são os corredores de Fórmula 1, os pilotos de teste, pessoas que arriscam sua vida ou se expõe ao perigos em busca da fama, da perfeição, de correr mais rápido, pular mais alto, fazer algo que nunca foi feito por ninguém.
Ele é leal ao pessoal de sua equipe, a todos aqueles que lhe dão apoio, mas costuma bater de frente com seus superiores, por não querer se submeter a um sistema que ele considera injusto.

2 comentários:

Mi disse...

Hummm, suas histórias sempre me fazem pensar, aliás ainda bem, penso, logo existo, hahahahaha.
Será que eu tenho que comprar caneleiras??? hahahaha

Fabiana disse...

Acho que nosso mundo "moderno" está lotado de Aquiles...que pena...mas, cada um cada um..