4 de outubro de 2009

Sonhos - Onda

Há alguns anos atrás, uma cliente de 18 anos me contou o seguinte sonho: “Foi horrível. Eu estava sozinha numa praia. Tudo aconteceu muito rápido. De repente, uma onda imensa invadiu a praia, me arrastou, eu me debatia, mas não adiantava. Eu não sei nadar. e acabei morrendo afogada.”
Pouco tempo depois de me contar este sonho ela teve um surto psíquico.
Outra cliente, também mulher, de 45 anos, teve o seguinte sonho logo após a morte de uma grande amiga: “Eu estava numa casa na praia. As paredes da sala eram de vidro. Fiquei apavorada ao ver uma onda imensa invadindo a praia, arrastando os turistas, vindo em minha direção. Não dava para fugir. Mas a onda passou por cima da casa. Graças a Deus, não morri, e a casa não foi destruída.”
Para entendermos o simbolismo da onda é bom lembrarmos que Posídon era o Deus dos Mares. Quando ficava furioso, criava ondas imensas que invadiam e destruíam cidades inteiras. O mar, simbolicamente, representa o inconsciente, e as ondas imensas, os impulsos e sentimentos violentos que vem do inconsciente.
A primeira sonhadora, que, por várias razões, não tinha condições psíquicas para lidar com a situação que estava vivendo, foi arrastada pela onda. A onda, uma carga pesada saída das camadas mais profundas do inconsciente, submergiu seu ego, e ela “morreu afogada”.
No caso da segunda sonhadora, a morte da amiga despertou medos e fantasias de morte até aí escondidas nos recessos de seu inconsciente, e ela chegou bem perto de entrar numa depressão profunda (ser arrastada pela onda), mas, como sua estrutura psíquica (simbolizada pela casa) era mais sólida, conseguiu superar a crise.
Vejam que ambas foram ameaçadas por uma onda imensa, uma invasão do inconsciente, mas somente uma delas teve estrutura para lidar com a situação. E assim mudar o final da história.

Um comentário:

Nath disse...

Sempre tive uma curiosidade... Somos nós mesmos que "construímos" nossa casa, e somos responsáveis pela sua solidez, ou essa nossa casa nos é dada?