25 de outubro de 2009

Sonhos - criança

Nenhuma imagem que apareça em sonhos pode ser interpretada separada da pessoa que a sonhou, assim como não existem interpretações definidas e específicas para qualquer sonho. Existem, porém, imagens que aparecem com bastante freqüência, tais como a queda, a nudez em público, a ameaça indefinida. Uma imagem bastante comum, e que pode assumir vários significados, é a da criança.
Uma mulher de 32 anos, por exemplo, solteira, cuja queixa era a falta de auto-estima, sonhou que estava deitada ao lado de um nenê de mais ou menos dois meses. Ela o cobriu com o seu corpo para protegê-lo. Sabia que se não cuidasse dele, ele poderia morrer.
Para entendermos o que significa esta criança precisamos saber o que aconteceu à sonhadora há uns dois meses atrás, quando a criança deveria ter nascido. Poderia ter sido um novo trabalho, um casamento, um encontro com uma pessoa importante, etc. No caso, dois meses antes do sonho, a sonhadora tinha começado a fazer terapia.
Veja que no sonho, ela protege a criança com o seu próprio corpo. O nenê, no caso, indica que ela está crescendo no processo terapêutico e tem medo de ter uma recaída. Mas a criança não parece estar doente ou correndo qualquer perigo no sonho. Isto pode indicar que, apesar de seus temores, a terapia vai bem e ela tende a continuar crescendo.

Nenhum comentário: