1 de novembro de 2009

Sonhos - Infância

Nem sempre podemos entender o simbolismo da criança nos sonhos verificando o que aconteceu ao sonhador quando a criança nasceu, como vimos no artigo da semana passada. Tive uma cliente de 38 anos, por exemplo, que sonhou que estava com sua mãe num carro dirigido por uma criança de mais ou menos 10 anos, que acabou perdendo o controle batendo contra um barranco. Felizmente ninguém se machucou. A mulher resolveu dirigir, e sua mãe disse que era isto mesmo que ela deveria fazer.
Perguntei a sonhadora o que lhe tinha acontecido há 10 anos atrás, mas ela não conseguiu se lembrar de nada significativo. Então perguntei o que lhe aconteceu quando tinha 10 anos, e ela contou que sua mãe havia adoecido nesta época, e ela havia sido obrigada a tomar conta da mãe e da casa.
Conversando, chegamos a conclusão que ela continuava se sentindo uma menina na direção de uma casa, do marido e dos filhos, e esperando sempre pela aprovação deles. Em outras palavras, ela continuava sentindo toda a insegurança que deve ter sentido quando tinha dez anos de idade. O sonho a estava avisando que era hora de mudar, que se ela continuasse com esta atitude ia bater num barranco, isto é, não iria chegar em lugar algum. Havia chegado o momento de assumir a direção de sua própria vida, sem se preocupar exageradamente com a opinião dos familiares.

Um comentário:

Galáxia de meus anseios disse...

Oi, Cecília, hoje vc flechou-me direto o Jung,rsrsrs...tive um sonho no qual estava enrolando uma boneca em um tapete...é está na hora e urgente de desembrulhar esta "boneca"...conto-lhe quando nos encontrarmos. Continue, está ótimo.Parabéns. Beijos de sua admiradora e amiga. Nilce Helena.