8 de novembro de 2009

Sonhos - carro

Quando sonhamos com um carro, é sempre muito bom prestar atenção em quem está dirigindo. Quem está na direção está simbolicamente ‘dirigindo’ nossa vida, ou nos levando a escolher este ou aquele caminho. Naturalmente, o que nos leva a fazer alguma coisa não é a ‘pessoa’ que dirige, é o aspecto de nós que ela representa ou sua expectativa a nosso respeito – nosso lado infantil, por exemplo. No sonho que contei a semana passada, era uma criança quem dirigia, indicando que a sonhadora estava agindo de maneira infantil na vida.
Ao interpretarmos um sonho não podemos nunca esquecer as associações do sonhador. Tive outra cliente, uma mulher de aproximadamente 50 anos, cujo marido havia pressionado a desistir da universidade e do trabalho, alegando que ela deveria se dedicar exclusivamente a casa. Ela cedeu, e passou a vida tentando satisfazer as vontades do marido, que, à medida que envelhecia, ia se tornando mais exigente. No sonho que me contou, ela ia num carro e seu marido dirigia. Ele começou a entrar em ruelas ameaçadoras, aumentando cada vez mais a velocidade. Ela acordou assustada, com medo de um acidente.
O sonho indicava que era o marido quem estava dirigindo a vida da sonhadora, e que se ela não assumisse a direção poderia, de fato, vir a sofrer um “acidente” psíquico.

Um comentário:

Nath disse...

Nossa, Cecília, tive um sonho em que dirigia essa noite mesmo!
Engraçado, o carro não tinha freio... eu pisava, pisava, e nada de ele desacelerar! Meu medo era bater no carro da frente, mas conseguia dar um jeito de desviar, diminuir, enfim...
Muita coincidência! hehe
Um beijão!