21 de agosto de 2010

Sonhos - Atena

Irene, 53 anos, sonhou que foi encolhendo, encolhendo, até tornar-se bem pequena no colo do seu namorado.

Quando Irene me contou esse sonho, pensei imediatamente no mito do nascimento de Atena: Zeus, o Senhor do Olimpo, casado com a deusa Hera, engravidou Métis, a deusa da sabedoria, depois ele a diminuiu e a engoliu. Alguns meses mais tarde, Zeus sentiu uma forte dor de cabeça, e pediu ao seu filho que a abrisse para ele poder ver o que estava acontecendo, ao abri-la surgiu a deusa Atena, deusa da razão e da justiça.

Há um claro paralelo entre o histórico de Irene e esse mito: o pai de Irene era um homem Zeus: poderoso, preservador dos valores patriarcais, severo, rígido em seus princípios, que a oprimia toda vez que ela tinha reações femininas (maquiar-se, vestir-se elegantemente, etc). A mãe de Irene era uma mulher Hera: que vivia em função do marido patriarca, e castigava Irene quando ela reagia a uma situação intuitivamente, ou de maneira contemplativa.

O sonho revelava que, como Métis, Irene sentia-se pequena, engolida pelo pai e consequentemente pelos homens.

Diante dessa opressão patriarcal, Irene desenvolveu seu arquétipo Atena, isto é, tornou-se uma mulher com forte senso de justiça, profissional competente, racional, aliada aos homens fortes, desde que justos. Mas com dificuldades de desenvolver seu lado Afrodite: a capacidade de amar e sentir-se amada

Um comentário:

Nath disse...

Ah, Atena!! Sem dúvida meu mito preferido, hehehe.