17 de setembro de 2011

Sonho - guerra


Gleide sonhou que estava numa guerra; um amigo a puxou para ela esconder-se. Militares passaram bem perto dela, mas não a mataram.
A vida de Gleide sempre fora uma guerra: nasceu num bairro pobre, onde o perigo da violência estava sempre presente, teve que lutar contra a miséria e principalmente contra o preconceito por ser mulher e mulata. Assim ela vestiu uma armadura para enfrentar o campo de batalha. Mas, no sonho ela sente-se perdida, precisa da ajuda de um amigo para esconder-se, indicando que por trás da máscara de grande profissional havia uma menina desorientada, precisando de ajuda para escapar das armadilhas que a vida lhe impôs.
Nesse processo, ela corria o perigo de militares a matarem, o que simbolicamente representava o perigo dela tornar-se uma pessoa inflexível e rígida. E, realmente, ela era séria demais para dar uma risada. Precisava soltar-se e enxergar o valor das tolices, começar a rir de suas próprias dificuldades, aprender a desfrutar as coisas simples e apenas acompanhar o fluxo da vida.

Nenhum comentário: