11 de fevereiro de 2012

Anima

A Anima é o lado feminino do homem. Não deve ser reprimida: o homem que reprime a anima torna-se árido, autoritário e "dono da verdade". Se, ao invés de reprimi-la, o homem deixar-se dominar por ela, torna-se "um coitadinho"; sem a presença da anima na psique masculina, os homens não seriam capazes de conviver em sociedade. É a anima quem lhe dá seus sentimentos, sua intuição, sua capacidade de amar, sua sensibilidade à natureza, sua receptividade ao que é irracional, seus sonhos e fantasias.
Um traço importante do feminino é a capacidade de colocar-se no lugar do outro, um homem que reprime a mulher dentro de si também oprime as mulheres que o cercam; para casar com um homem assim a mulher tem que submeter-se a sua autoridade e nunca conseguirá realizar-se.
O homem quando está dominado por seu lado feminino (independente de sua opção sexual) fica nervoso, irritado, de mau humor, sentindo-se magoado por qualquer coisa, um pobre coitado incompreendido pela mulher, vítima de tudo e de todos, nutrindo pensamentos sombrios, fazendo comentários negativos, etc.
Sem poder reprimi-la, nem deixar-se dominar por ela, o homem precisa aprender a conviver com sua anima. Precisa integrar a sensibilidade, as emoções e a tolerância que ela lhe inspira em sua personalidade masculina e perceber quando está sendo dominado por seus aspectos negativos e controlar-se.

3 comentários:

Nath disse...

Incrível perceber como tantas mulheres ainda se submetem à relacionamentos repressivos com estes homens. Seriam elas um perfil que 'encaixa' com eles?

Fico feliz em ver seus posts voltando, Cecília! Continue sempre!

Um beijo,
Nathália

Mi disse...

interessante, vou tentar suportar mais o anima dos homens ao meu redor, rsrsrs

Marisa disse...

Querida Cecília, essa é a primeira vez que deixo um comentário, não poderia ser diferente pois o texto caiu como uma luva para mim. Faço parte do 1º caso do Animus, tenho tomado um cuidado incrível para que ele não me domine. Paerabéns pelo seu excelente trabalho e perdoe meu silêncio. Tenho muito respeito pela profissional que você é e sinto saudades do ser humano lindo tb. Bjks. Marisa Carnicelli