18 de fevereiro de 2012

O homem interior


Assim como a Anima é o lado feminino do homem, o Animus é o homem que a mulher carrega dentro de si. É o aspecto  da personalidade que permite à mulher afirmar-se profissionalmente, ter iniciativa e ideias próprias. Hoje, mais do que nunca a mulher precisa desenvolver seu Animus para poder vencer e ter voz própria num mundo no qual os homens ainda dominam. O perigo é deixar-se dominar por ele.
A mulher dominada pelo Animus tende a acreditar que ela é  “dona da verdade”, está sempre com a razão, ás vezes, ela pode realmente estar certa. Mas, o animus faz com que ela se expresse de forma agressiva e autoritária e a discussão vira bate boca.
Porém a possessão de Animus pode se manifestar da forma oposta: levando a mulher a acreditar que ela é fraca, ineficiente, submissa, incapaz de dirigir sua própria vida, nutrindo fantasias de morte, sentindo-se torturada, deprimida pensando até em suicídio. Essa mulher tende a ser distraída, como se não estivesse plenamente presente – talvez com maneiras charmosas e femininas, mas tudo como se estivesse parcialmente adormecida.

Em suma, o animus pode levar a mulher agredir o outro (primeiro caso) ou a si mesma (segundo caso). Mas trata-se sempre de agressão e numa agressão alguém sempre sai machucado. Para uma mulher possuída o importante é reconhecer a possessão, tentar controlá-la e ativar as características positivas do seu homem interior: ver com clareza e objetividade o que está acontecendo, agir e falar no momento certo, ser criativa. Ao dominar seu lado masculino a feminilidade vem á tona, isto é, a mulher aprende a se colocar no lugar do outro, respeitar suas intuições, seus sonhos e fantasias.
As mulheres levaram anos lutando contra a tirania dos homens lá fora, agora precisam libertar-se da tirania do homem que trazem dentro de si.

Nenhum comentário: