14 de abril de 2012

Casais que não conversam


A possessão de um homem por seu lado feminino, ou de uma mulher por seu lado masculino, é causa da separação de muitos casais.
Essa possessão, como explicamos nas últimas postagens, aparece mais claramente em discussões que viram bate-boca. Nestes bate-bocas, em que a mulher torna-se cada vez mais convicta de que está com a razão, enquanto o homem assume cada vez mais o papel de incompreendido, de vítima, ambos saem machucados.
As feridas causadas pelas “verdades” ditas durante esses bate-bocas permanecem mesmo depois que o casal fez as pazes e, pouco a pouco, ambos vão se convencendo de que o diálogo não vale a pena. Não percebem, no entanto, que não houve diálogo – houve bate-boca, o que é muito diferente. Este equívoco tem conseqüências desastrosas para o casal, pois, para proteger-se do risco de ser profundamente magoados, eles deixam de conversar sobre coisas que são importantes para eles e para a relação.
Uma solução possível para casais apanhados nesta armadilha é aprender a controlar seu lado feminino e seu lado masculino. É difícil, mas vale a pena.

Nenhum comentário: