4 de maio de 2008

A mulher Ártemis

Zeus, o Senhor do Olimpo, engravidou sua amante Leto. Sua esposa, Hera, ao saber da gravidez da rival, ficou furiosa e proibiu a deusa do bom parto de ajudar a amante do marido a dar à luz. Assim, Leto teve um parto muito difícil, dando à luz a um casal de gêmeos, Ártemis e Apolo.
Ártemis nasceu primeiro. Vendo que sua mãe ainda sentia dores e que continuava em trabalho de parto, a menina ajudou Leto a dar à luz seu irmão Apolo, o deus do Sol. É comum que a mulher Ártemis perceba logo que é mais prática e mais eficiente do que a mãe e, à medida que esta envelhece, acaba por tornasse uma espécie de “mãe” da mãe, sua “protetora”.
Quando cresceu, Ártemis foi viver nas matas e tornou-se a deusa da caça, sempre acompanhada por mulheres como ela, corajosas e aventureiras, suas “ninfas”. Ártemis era invencível no uso do arco e flecha. Só havia um rival a sua altura, seu irmão Apolo, outro arqueiro infalível.
A mulher Ártemis não é doméstica, ela é uma “caçadora”, e a casa logo se torna um lugar pequeno demais para ela. Ela precisa enfrentar desafios, conquistar sua independência financeira, ser dona do seu próprio nariz. Ela “vai a caça” – é uma mulher que precisa de realização profissional e independência econômica.
A mulher Ártemis costuma definir alvos, estabelecer um objetivo de vida, mirar cuidadosamente seu arco e não sossegar enquanto não atingi-lo.
A primeira imagem de mulher Ártemis que lembro foi uma foto que vi na revista Manchete, quando era pequena. Era a foto de Leila Diniz grávida, na praia, de biquíni, mostrando sua linda barriga. Isto numa época em que mulheres que andavam de biquíni já não era bem vistas - uma grávida de biquíni, então, era um verdadeiro escândalo. As mulheres Ártemis são bem capazes de desafiar toda e qualquer regra que cerceie sua liberdade. Elas tem idéias próprias e lutam por aquilo em que acreditam.
Conheci várias profissionais Ártemis que abriram empresas com sócias, empresárias que criaram alianças com outras mulheres. Como Ártemis, iam à luta em companhia de outras mulheres competitivas, independentes. Muitas lutaram e lutam pelos direitos da mulher. Mas o traço que torna mais fácil reconhecer uma mulher Ártemis é o amor aos esportes e/ou à natureza. O contato com a natureza lhe dá a sensação de liberdade que tanto ama, enquanto que, na prática de esportes, ela dá vazão a seu espírito competitivo.
A mulher Ártemis tende a passar tanto tempo concentrada na busca de seus objetivos que tende a esquecer da vida pessoal.
No mito, Ártemis não se casou. O deus com quem ela mais conviveu foi o seu irmão Apolo, que a aceitava como ela era. Ambos eram competitivos, eficientes, inteligentes e arqueiros imbatíveis, e viviam brincando e competindo.
A mulher Ártemis, normalmente, procura por um homem companheiro, irmão, um homem que também tenha objetivos na vida, que lute por aquilo que quer, e que, como ela, concentre seus esforços na luta por um lugar ao sol.
O casamento Ártemis-Apolo não se encaixa no modelo tradicional, em que o homem é o provedor e a mulher desempenha o papel de esposa e mãe. O casamento Apolo-Ártemis é o casamento moderno, em que ambos desempenham o papel de provedores – em que um ajuda o outro a crescer profissionalmente, dividem as despesas, discutem e resolvem juntos os problemas do dia a dia. Mas correm o risco de trabalharem tanto, que não criam tempo, nem espaço para curtir juntos sentimentos e emoções.

3 comentários:

Nath disse...

Poxa, Cecília! Não sabia que você tinha outro livro, na gaveta! O que falta para ele ser publicado, hein?! Por falar em livros, lembrei agora de um que talvez possa te interessar: chama-se Mulheres, Mitos e Deusas, a autora é Marta Robles, uma socióloga mexicana. É muito bom, eu garanto! Ah, também comentei no seu post anterior, ok?
Um beijão, até o próximo domingo!
Nath

T disse...

oi!
agora, então, as mulheres..
gostei muito do texto :)
bom q vc dá umas dicas para equilibrar as características de cada Deusa... de modo q nós consigamos achar o lado mais humano de tudo isto hehehe
bjo
Tati

Mi disse...

Oi Cê!!
Descobri que além de Afrodite, tenho muito de Artêmis. Agora além dos homens Dionísios vou ficar mais atenta aos Apolos tbm, rsrsr.
Muito bom o texto!!
Beijão e parabéns