13 de julho de 2008

Afrodite e Hermes

O mito conta que Afrodite e Hermes tiveram um filho chamado Hermafrodito, não conta como se encontraram e nem como foi a relação entre os dois. Mas, não é difícil imaginar Hermes, aquele com asinhas nos pés, o deus que adorava viajar e bater papo, ao lado de Afrodite, a deusa da arte e da beleza.
A mulher Afrodite curte o homem Hermes porque ele adora boa companhia e vive a vida com a mesma intensidade que ela. Ele até a ajuda a escapar das encrencas em que se mete, viajam, saem com os amigos, batem altos papos e dão boas gargalhadas.
Porque Afrodite não se casou com Hermes? Quem vê um casal Afrodite-Hermes se divertindo tem a impressão de que eles nasceram um para o outro. Afinal, eles tiveram um filho chamado Hermafrodito, um símbolo da união do feminino e do masculino. Foram minhas pacientes e amigas Afrodite que me deram a resposta: no dia-a-dia o homem Hermes analisa racionalmente tanto fatos como pessoas, e parece não se envolver emocionalmente com nada. Isto irrita uma mulher Afrodite, que faz exatamente o oposto: mergulha de cabeça para depois pensar aonde se meteu.

2 comentários:

Galáxia de meus anseios disse...

Oi, Cecília, amei esse enfoque perfeito entre Afrodite e Hermes. Aliás, será que existe um dos deuses que realmente,compreenderia um relacionamento com Afrodite, pensando bem, como é difícil para nós mulheres evocarmos Afrodite!!!Beijos. Continue, estão ótimos os seus estudos!!!Nilce Helena.

Nath disse...

Nossa, impressionante... Realmente, à primeira vista, não é possível entender por que raios eles não se casam! Mas a diferença entre ele é tão óbvia... Aliás... Óbvia, mas discreta, não é mesmo? Afinal, quem vê de fora, não enxerga os sentimentos do casal, o desprendimento de Hermes e a entrega de Afrodite. Aliás, outro "aliás": ando vendo muitas "Hermas" por aí! Hehe. A mulherada tem adotado Hermes mesmo! Não sei se existe um mito para essas mulheres animadas, boa gente e desprendidas, mas acho que Hermes se aplica perfeitamente à elas!
Até semana que vem!! Beijos, Nath