12 de outubro de 2008

Posídon e Deméter

Posídon, deus dos mares, desejou ardentemente Deméter, a Grande Mãe Natureza. Deméter fugiu de Posídon, e ele correu atrás dela. Numa tentativa de escapar das garras de Posídon, Deméter se transformou numa égua. Posídon não vacilou, transformou-se num cavalo e possuiu Deméter.
Apesar de Posídon não ter se casado com Deméter, na vida real casais Posídon-Deméter não são raros.
O homem Posídon é emocional, irracional (mar), se entrega facilmente aos seus impulsos, inclusive os sexuais (cavalo). Ele vai atrás da realização de seu desejo, seja por uma mulher, por uma posição ou por uma propriedade, sem se preocupar se no caminho deixará pessoas lesadas.
Em casa, o homem Posídon age sempre como o chefe da família, e não aceita desafios à sua autoridade nem por parte de sua esposa nem dos filhos. Como tende a considerar sua autoridade absoluta, tampouco aceita a interferência de pessoas de fora em seu reino. No trabalho, freqüentemente assume cargos de poder, se impondo através de ataques emocionais, e podendo usar o sexo como instrumento de poder,e não se dá bem com mulheres modernas, que vão atrás de sua própria carreira. Ao contrário, faz o possível para que toda mulher fique abaixo de sua autoridade ou dependa dele (Posídon e Atena foram inimigos).
A mulher Deméter se submete aos ataques emocionais do marido, porque o seu interesse maior é cuidar dos filhos, e o marido passa a ser um deles.
A delegacia das mulheres recebe todos os dias queixas de mulheres espancadas, muitas vezes por homens Posídon. Muitas mulheres sofrem com os ataques do marido, mas não os denunciam por vergonha, e no caso de mulheres Deméter, pelo medo de destruir o lar de seus filhos.
Por outro lado, da mesma maneira que o mar nem sempre está turbulento, às vezes Posídon está calmo e aconchegante. O homem Posídon sabe ser quente e protetor, e geralmente é carinhoso e sente orgulho de sua família.

Nenhum comentário: