13 de março de 2010

Sonhos - dentes

Um rapaz de 26 anos me contou que sonhava com freqüência, há seis anos, que seus dentes estavam caindo, e que sempre acordava muito aflito. Perguntei-lhe o que havia acontecido há seis anos atrás. Ele me contou que seus pais haviam se separado e que, desde então, ele morava ora com o pai, ora com a mãe, ora com o irmão mais velho.
Os dentes são símbolos muito significativos. Estão ligados à agressividade, já que podem ser usados como armas – é comum crianças morderem quando têm raiva. Mas sua função mais fundamental, para os humanos, é a de triturar os alimentos para que possamos digeri-los. Sem os dentes, não poderíamos digerir alimentos sólidos.
O sonho recorrente do rapaz ilustra bem o simbolismo dos dentes – ele não podia “digerir” a separação dos pais, que havia desorganizado sua vida, privado ele do quarto onde havia vivido durante anos, e obrigado a viver mudando de endereço sem jamais sentir que estava em “sua” casa. Esta raiva não podia ser claramente expressa porque ele não só amava ambos como continuava dependendo deles.
Como ele se sentia impotente, e não via saída para o problema, o sonho tornou-se recorrente. O sonho é uma mensagem do inconsciente, e quando não a entendemos, ou não agimos para resolver o problema que originou o sonho, o sonho se repete. O inconsciente continua enviando a mesma mensagem até que a entendemos ou a situação mude. Quando o rapaz entendeu a mensagem, procurou um emprego e foi morar sozinho, seus sonhos mudaram de tema.

Nenhum comentário: