6 de março de 2010

Sonhos - roupas

Luiz Carlos, 33, casado, executivo recém transferido para um cargo de maior responsabilidade, sonhou que, ao entrar na empresa, percebeu, para seu horror, que vestia somente um par de tênis. Vanessa, pós-graduanda em vias de completar sua tese, sonhou que fazia compras no shopping quando se deu conta de que estava nua. Sandra, analista, sonhou que estava numa festa quando viu que seu vestido estava rasgado de alto a baixo.
Não é difícil entendermos este símbolo. Afinal, a roupa que usamos é a imagem que passamos aos outros, a nossa persona. A roupa nos dá indicações não só da classe social a que a pessoa pertence, como também de seus gostos. As roupas nos dizem se a pessoa é formal ou informal, rica ou pobre, conservadora ou moderna. Os sonhos em que estamos inadequadamente vestidos para a ocasião mostram que estamos inseguros a respeito de conseguir projetar a imagem que desejamos, ou o medo de não estar à altura de exercer o papel que se espera de nós.
È durante a adolescência que estes sonhos são mais freqüentes, já que esta é a fase em que buscamos definir que papel vamos exercer na sociedade e a imagem que queremos passar para os outros. No momento da aposentadoria, é comum sonharmos que estamos remexendo no guarda roupa, procurando por uma roupa adequada, sem encontrá-la. Pois é o momento em que nos perguntamos qual vai ser o nosso papel na sociedade, depois de pararmos de trabalhar. Mas estes sonhos são comuns em todas as idades, sempre que enfrentamos um novo papel e nos sentimos inseguros a respeito de nossa capacidade de cumpri-lo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi!

Estava a procura de uma interpretação para um sonho que tive e encontrei o seu site - ajudou bastante, penso que está certíssimo.

Já agora, descrevo-lhe o meu sonho:
Sonhei que era o aniversário do meu namorado. Eu ia ter com a família dele e com ele. Fui, conheci a família toda (eu só conheço a mãe, o pai e a avó) e por último encontrei-o. Quando estava a chegar ao pé dele apercebi-me que vinha com a roupa errada: era uma roupa normal, para ir fazer caminhada ou acampar (sou escoteira), não era roupa de festa, de jantar de família ou de saída à noite. Justifiquei-me e disse que tinha de voltar para casa para mudar de roupa. Voltei para casa.

Não me recordo de mais nada.

PapocomCecilia disse...

Afrika

Eu acredito que seu sonho indica que voce esta com receio de que a familia do seu namorado nao aceite o fato de voce ser escoteira. Mas, esta e uma analise superficial, pois ao interpretarmos um sonho precisamos verificar as associacoes e o contexto.