11 de setembro de 2010

Sonhos - ponte

Dona Rosália, 65 anos, contou o seguinte:

“Quando minha filha caçula estava para nascer, o médico precisou tirá-la a ferro, ele chegou a perguntar para o meu marido quem ele deveria salvar, eu ou a menina. Naquela noite sonhei que estava passando por uma ponte e cai na água. Eu não sei nadar, mas me mexi tanto que consegui voltar para a margem onde eu estava no começo. Acordei com a voz do médico dizendo que eu estava fora de perigo. Esta noite eu sonhei que estava numa ponte, só que não cai, quando vi eu já tinha atravessado a ponte.”

Dona Rosália estava com câncer, o tumor já havia invadido todo o aparelho digestivo. Nesse contexto a ponte representava a passagem dessa vida para outra, a morte, e o sonho indicava que Dona Rosália iria fazer essa passagem com tranqüilidade.

Mas, nem sempre a ponte, no sonho, simboliza a morte, por exemplo:

Alice, 18 anos, sonhou que estava numa festa com seus irmãos, na casa da praia. Estava sol e estavam curtindo a piscina. Mudou a cena. Ela e seus irmãos foram para um castelo, passaram por uma ponte sobre um fosso, conforme iam passando a ponte ia caindo. Eles chegaram no castelo, mas faltava sua mãe. Alice pensou: eu sou jovem, sou capaz de pular se faltar algum trecho da ponte, mas minha mãe é mais velha, não vai conseguir, preciso ajudá-la, vou voltar. Neste momento sua mãe apareceu no castelo toda produzida, e ela ficou feliz.

Nesse caso não faz sentido interpretarmos a ponte como a morte, (a família inteira iria morrer!?) e sim como a ligação entre o mundo exterior e o mundo interior. Alice sentia que tudo o que vinha do mundo lá fora era perigoso, e via como única saída viver apenas em função da família.

Um comentário:

Nath disse...

Poxa, Cecíla, ultimamente não tenho me lembrado dos meus sonhos... (ou tenho dormido tão pouco, que não tenho tido muito tempo pra sonhar, hehe). Mas sonhar com uma ponte significaria muito hoje... Vou prestar mais atenção! =)