25 de setembro de 2010

Sonhos - espiritualidade

Eliana contou o seguinte sonho: “Meu amigo fotógrafo levou-me a um outro país na América do Sul, não sei qual deles. Caminhávamos por ruas escuras e ao longe víamos a cidade. As mansões e os prédios eram brancos, alguns telhados eram semelhantes as catedrais góticas. Chegamos numa casa, uma mãe de santo pediu-me para ajudá-la num trabalho de Candomblé. Mexi em algo que estava dentro de uma bacia, mas eu não estava muito interessada no ritual, eu queria voltar para o meu trabalho.”

Viajar a um país desconhecido, nos sonhos, indica que o sonhador está num processo de autoconhecimento. Nesse processo, Eliana continua tendo uma atitude passiva, ela mexe na bacia porque a mãe de santo quer e não porque deseja participar do ritual.

Há mulheres sedutoras, que vêem o sexo como um instrumento de poder, ela domina e o homem é dominado. No caso de Eliana, ela era sedutora porque acreditava que era isso que os homens esperavam dela, procurava realizar os desejos deles, sem se importar consigo mesma.

O sonho da semana passada revelava que por trás de sua ânsia sexual havia uma necessidade de encontrar um caminho espiritual, e que ela poderia encontrá-lo na arte. Esse sonho revelava que sua busca espiritual não era através de uma religião patriarcal (catedral), nem de uma matriarcal (Candomblé) e sim através do seu trabalho. Eliana tinha se formado na faculdade de Psicologia, e estava começando a atender seus primeiros pacientes; o sonho indicava que ela estava no caminho certo.

Nenhum comentário: