16 de outubro de 2010

Sonhos - casamento

Eliana, 48 anos, sonhou que era o dia do seu casamento; mas, a festa não estava pronta, não havia nem bebidas, nem comida, para os convidados. Ela resolveu sair para comprar salgadinhos, mas não havia mais tempo, os convidados já estavam chegando. Ela viu sua primeira terapeuta e seu terapeuta atual chegando juntos. Ela foi até eles e os abraçou gostosamente.

O casamento, simbolicamente, representa a união entre o princípio feminino e masculino, um momento de integração psíquica.

No sonho de Eliana, além do símbolo do casamento, ela une-se com a e o terapeuta num abraço, outro símbolo de integração do feminino e masculino.

Eliana realmente estava integrando o seu lado masculino, isto é, aprendendo a lidar com sua agressividade, com seus impulsos autodestrutivos e desenvolvendo sua energia criativa. Mas o sonho apresentava um problema: a festa não estava pronta para os convidados. Eliana era uma pessoa extremamente introvertida, e esse tema indicava que sua extroversão ainda era inadequada.

O ritual do casamento, desde a antiguidade, é um ritual mais valorizado pelas mulheres do que pelos homens; por isso, o significado simbólico onírico do casamento na psique masculina nem sempre tem a mesma conotação.

2 comentários:

Galáxia de meus anseios disse...

Oi, Cecília, quer dizer que Eliana nã viu festa, nem convidados em sua festa de casamento, por estar ainda presa às crenças antigas sobre o que omasculino sente desse encontro? beijos. leio sempre o seu blog, viu? Lembranças Petia. desejo que vcs. estejam bem.

Nath disse...

Olá Cecília!
Estou sempre acompanhando seu blog! Não deixo de ler nenhum post!
Posso dizer que entendo muito bem a Eliana. Conciliar meus lados masculino e feminino tem sido uma tarefa árdua para mim - aliás, sempre foi, hehe.
Mas esse desafio é muito gostoso, e muito compensador!
Um super beijo,
Nathália