24 de outubro de 2010

Sonhos - casamento 2

O ritual do casamento é um ritual de passagem, representa o momento que os jovens deixam de serem jovens para tornaram-se pessoas maduras. Assim sonhar com esse ritual pode representar que o sonhador está vivendo uma fase importante de transição de sua vida, um momento de assumir compromissos importantes. No caso de Eliana, no período em que ela teve esse sonho, ela estava começando a atender num consultório, e sua clientela estava surgindo progressivamente. Era um momento importante de sua vida. Sua maior preocupação era o fato de ter dificuldades em ter amigos (não havia comida e bebida para os convidados)

Vejam o que Joseph Campbell fala sobre o casamento, no livro o Poder do Mito:

“O casamento é a reunião da díade separada. Originariamente, vocês eram um. Vocês agora são dois, no mundo, mas o casamento não é senão o reconhecimento da identidade espiritual... Se levamos uma vida adequada, se a nossa mente manifesta as qualidades certas em relação à pessoa do sexo oposto, encontramos nossa contraparte masculina ou feminina adequada...

- Se o casamento é essa reunião do próprio com o próprio, com a base masculina ou feminina de nós mesmos, por que é assim tão precário na nossa sociedade moderna?

- Porque não é encarado como casamento. Eu diria que se o casamento não é de magna prioridade em suas vidas, vocês não estão casados. O casamento significa os dois que são um, os dois que se tornam uma só carne. Se o casamento dura o suficiente, e se você se amolda constantemente a ele, em vez de ceder a caprichos pessoais, você chega a se dar conta de que isso é verdade – os dois realmente são um.”

Atualmente esse ritual tem perdido sua força, inicialmente representava uma realidade profunda, agora virou mera formalidade, um jogo comercial. Quantas pessoas, antes do casamento, recebem um adequado preparo espiritual sobre o que o casamento significa? Mas, no inconsciente, no mundo onírico, o ritual do casamento continua significando a união espiritual. Assim, num sonho com casamento é importante verificarmos o que está “atrapalhando” o ritual.

2 comentários:

Nath disse...

Dia desses estava na banca de jornal, folheando a revista Rolling Stone, e li um comentário interessante do Wagner Moura sobre casamento. Ele dizia "Hoje não há instituição mais moderna do que o casamento. As pessoas se casam simplesemente porque querem, não tem nada que as obriguem a ficar juntas". Fiquei com essas palavras na cabeça... De fato.

PapocomCecilia disse...

Faz muito pouco tempo que o casamento deixou de ser visto apenas como um contrato social, e sim como o encontro amoroso entre duas pessoas.