1 de novembro de 2010

Sonhos - casamento e poder

Jacqueline, 27 anos, sonhou que entrou no salão onde iria ser sua festa de casamento, e apavorada, viu que o teto estava repleto de cobras.

O símbolo da cobra é um símbolo riquíssimo e complexo, Jung e vários junguianos escreveram páginas e mais páginas sobre esse tema. Por isso é muito importante verificar o contexto.

Jacqueline fez as seguintes associações: Eu acho que essas cobras tem haver com minha chefe, ela é uma verdadeira cobra venenosa, e eu não sei como lidar com ela.

Vejam que nesse caso, a cobra está associada com o poder.

Assim o sonho indica que o que está dificultando Jacqueline a encontrar um equilíbrio entre o seu lado masculino, afirmação no trabalho, e feminino, esposa amorosa, é a presença do jogo do poder (cobras) em seus relacionamentos.

Eu acredito que o “poder” é o problema básico nos relacionamentos amorosos. Expressões como: “Você acha que eu vou dar o braço a torcer para o meu marido?”, ou “Ela vai ver quem manda nessa casa,” ou “Ele pensa que eu vou fazer tudo o que ele quer?”. Revelam a existência da competição num relacionamento.

As cobras no salão do casamento é um símbolo desse clima criado num relacionamento.

Nenhum comentário: