16 de junho de 2012

Sonho - aposentadoria


Anita, na semana que aposentou-se, teve o seguinte sonho: “Eu estava numa reunião, semelhante as muitas que já participei. Sai da sala e fui esperar o elevador, um homem estava ao meu lado, apesar dele não estar fazendo nada que me ameaçasse, eu estava com medo dele. O elevador estava demorando, decidi ir pelas escadas e o homem também. Fomos descendo andar por andar até que ele desapareceu. Sai no térreo, a porta de saída abriu-se em minha frente, sai na rua e fiquei encantada ao ver que ainda havia sol. Antes eu trabalhava até tarde e nunca via o sol se pondo.”
Esse sonho é um belo símbolo do momento da aposentadoria. A pessoa passa anos investindo sua energia em um trabalho, quando aposenta-se fica perdida sem saber para onde canalizar toda essa energia, e, facilmente desperta o seu lado masculino/feminino destrutivo, que a leva a acreditar que a vida não faz sentido.
Anita sentia o aposentar-se como uma perda de poder (descer as escadas), tinha medo de ser dominada por seu lado masculino destrutivo, mas isto não aconteceu, ao contrário, pode ver a saída do trabalho como a liberdade almejada (o sol).

Nenhum comentário: