9 de setembro de 2012

O feminino e a mãe

Eduardo contou o seguinte sonho: "Minha mãe me deu uma marmita. Fui trabalhar, chegou a hora do almoço, eu não sabia como esquentar a marmita sem que as pessoas vissem. Decidi esquenta-la no micro-ondas que estava na sala do meu chefe. Não sei se cheguei a esquenta-la e se a comi."
A primeira imagem que o homem tem de uma mulher é a da mãe. Assim, não surpreende que no seu processo de integração da figura feminina, Eduardo procurasse  reavaliar a herança materna, isto é, as ideias e sentimentos que a mãe lhe transmitira, representadas no sonho pela marmita. Os pais de Eduardo eram separados e ele vivia com a mãe e as irmãs mais velhas. Era uma casa onde o ponto de vista feminino dominava. Não era fácil para ele manter o seu ego masculino. No jogo de poder entre homens e mulheres Eduardo estava acostumado a perder e por isso desenvolvera uma forte defesa em relação a tudo que é feminino. O sonho mostra que sua saída era ir para a sala do chefe, isto é, identificar-se com o seu pai.

Nenhum comentário: