8 de junho de 2008

Mulher Hera

Hera é a esposa de Zeus, a rainha do Olimpo. Em uma sociedade patriarcal, Hera é a “esposa perfeita”. Ela cuida da casa com perfeição e dirige os empregados com eficiência, fornecendo ao marido uma estrutura sólida e filhos bem educados, permitindo a ele que se dedique totalmente à sua carreira. Em geral casa com homens-Zeus, homens importantes e poderosos, que tenham condições de, em troca, lhe oferecer todo o necessário para criar seu “reino”. A mulher Hera é completamente dedicada ao marido e ao lar. É o que os antigos chamavam de a “Rainha do Lar”. Freqüenta eventos e reuniões sociais ao lado do marido, sabe oferecer um jantar, se apresentar em público. Apesar de todo seu poder e status, a Deusa Hera não era uma deusa feliz. Zeus nunca foi um marido fácil – era mulherengo, e a lista de filhos que teve com suas amantes é longa demais para caber neste artigo. Hera, coitada, passava boa parte de seu tempo perseguindo as amantes e os filhos bastardos de Zeus.
Para a mulher-Hera, que se realiza através do casamento, casar bem é fundamental. Infelizmente, uma das características da mulher-Hera é a ser ciumenta e possessiva. O que pode transformar sua vida em um inferno.
Hoje, viver em função do marido, parece ser algo ultrapassado. Mas, Hera está presente quando a mulher faz compras, paga as contas, coordena a empregada, é a aliada número 1 do marido. E também está presente quando a mulher sente ciúmes e tem medo de ser traída.

Um comentário:

Nath disse...

Mulher Hera serve lasanha congelada quando tem visitas?! Me parece que as Heras estão ficando cada vez mais raras ultimamente... Independentemente de toda a polêmica sobre a Carla Bruni (com tanta coisa mais importante pra ser polêmica por aí...), uma coisa que eu admiro na nova primeira-dama francesa, é que ela não abriu mão da própria carreira. Ela diz que ser primeira-dama é seu trabalho, mas não sua profissão. A Mitologia que me desculpe, mas ser Hera em tempo integral deve ser muito chato!