1 de junho de 2008

A mulher Deméter

A Deusa Mãe Deméter ficou desesperada quando sua filha Core desapareceu. Ela saiu vagando pelo mundo. Sua tristeza parecia ser insuportável. Parou numa casa e se apresentou como babá, e foi contratada para cuidar do filho do casal.
Deméter se apegou tanto ao menino, que resolveu torna-lo imortal, para isto, toda noite ela o colocava sobre o fogo da lareira. Certa noite, a mãe do menino a pegou em flagrante, ficou apavorada ao ver o filho sobre as chamas e expulsou Deméter da casa.
Deméter foi para a cidade de Elêusis, e lá criou o seu templo. Quando o menino, que Deméter havia criado, cresceu, ela o tornou seu sacerdote.
A mulher Deméter é aquela que se realiza cuidando dos filhos, se não os tem não sossega enquanto não engravidar. Ela é aquela que quer ver toda a família reunida em volta da mesa, comendo quitutes que ela mesmo preparou.
Ela, normalmente, vê e trata o marido como um filho que precisa ser protegido.
A mulher Deméter se sente perdida quando os filhos crescem e não precisam mais de sua proteção, vive intensamente a crise do ninho vazio. Para superar esta fase, ela pode adotar uma criança, ou exercer atividades, nas quais ela possa cuidar de pessoas ou animais. Mas, ela pode sofrer se não poder cuidar dos outros da maneira que ela acha correto.
Outro caminho que ela pode encontrar é criar o seu próprio templo, isto é, encontrar uma religião, uma filosofia, se dedicar a estudos espirituais, etc.
As mulheres que não se identificam com Deméter sentem sua presença quando tem filhos, ou quando alguém querido adoece e necessita de cuidados.

3 comentários:

Nath disse...

Enquanto lia este post sobre a mulher Deméter, pensava que não tinha nada a ver com ela, e que conhecia pouquíssimas mulheres como esta deusa. Mas a última frase me fez pensar diferente: é verdade! Quando alguém fica doente, seja namorado, amigos, irmão, a Deméter baixa em mim que é uma beleza! Hehehe. E em muitas das mulheres que conheço, tão Atenás, Cores, e outras tão Ártemis até. Seja doença, fim de relacionamentos, perda de emprego, ou outros bons motivos, nos levam a assumir o lado "mãezona", mesmo que temporariamente.
(Ainda bem, não?!)

T disse...

Oi!!
.. Deméter ou não...
reunir toda a família é sempre ótimo!! Saudades ;)
Bjo

Mi disse...

Oi

Essa já está um pouco mais longe de mim, mas tem o lado de eu ser sempre cuidadosa com todos só o apego que não é o mesmo.

Beijos