29 de junho de 2008

Afrodite e Dioniso

Um dos deuses pelos quais Afrodite se enamorou foi Dioniso, o deus do vinho.Conta o mito que Dioniso foi, por muito tempo, um andarilho, que andava pelo mundo seguido por um cortejo de fiéis, bacantes e sátiros:
Era o deus do vinho e da alegria de viver, e levava todos a sua volta à volúpia e à loucura. O uso do vinho enaltecia o espírito, purificava a alma, enaltecia os prazeres do corpo. Ao lado de Dioniso era possível atingir-se o êxtase, a plenitude de todos os desejos.
Afrodite, a deusa do amor, por sua vez, arrastava os seres aos desejos e à paixão. Uma união que não era de se estranhar, pois levava ao verdadeiro êxtase.
A mulher Afrodite conhece o valor da alegria e da festa e não se nega um bom copo vinho ou outra substância qualquer, desde que esta intensifique seu prazer. Procura pelo êxtase, seja este místico ou amoroso. Se sente atraída por homens, que como elas, buscam os prazeres do sexo e da paixão.
No entanto a mulher Afrodite, ao contrário do homem Dioniso, dificilmente torna-se uma viciada, pois ela dá valor demais a beleza física e espiritual, e sabe que as drogas e o excesso de sexo pode destruir sua vida – enquanto tudo o que ela mais quer é viver intensamente. Quando percebe que o espírito da morte, chamado pelas drogas, está muito próximo, muda de vida, e continua seu caminho.

2 comentários:

T disse...

Viver intensamente! :)

Nath disse...

Por isso que sou fã da Afrodite, e Dioniso aprecio com moderação! =P Hehehehe.