10 de abril de 2011

Feminino - Masculino

Na Astrologia, Marte, no mapa de uma mulher, representa um aspecto do masculino, a força e o dinamismo, Saturno, porém, representa outro aspecto do masculino: é o pai severo que vive dentro de nós, ele exige trabalho, cumprimento das obrigações, senso de responsabilidade, etc.

Na sociedade moderna muitas vezes vivemos com a sensação de não darmos conta de tudo que precisamos fazer, a mesa do escritório nunca está vazia, a casa nunca está como gostaríamos, mal conseguimos dormir pensando em tudo aquilo que precisamos fazer no dia seguinte.

Não é possível ignorarmos Saturno, mas precisamos aprender a negociar com ele. Um exemplo de negociação interior é ao invés de só fazermos a lista daquilo que falta fazermos, fazer uma lista de tudo que já fizemos.

A energia oposta e complementar à de Saturno é a energia da Lua, a Grande Mãe.

Às exigências que Saturno, o pai severo, nos faz, vêm se somar, na mulher moderna às exigências da Grande Mãe. Hoje, a mulher chega em casa depois de um dia exaustivo de trabalho e pergunta ao marido: você já tomou banho, já escovou os dentes, tomou o remédio, passou no mecânico?, etc. E o homem, que já passou o dia torturado por suas obrigações, sente-se como um menino sufocado pelas garras da Grande Mãe.

Marie Louise von Franz dizia que a mulher tem de agir como mãe somente quando trata com crianças ou pessoas doentes – raramente com marido que vende saúde.

Um comentário:

Ana Kuniko disse...

Adorei !!!
Vou tentar me livrar deste Saturno que grita muitas vezes para o marido, crianças adultas, irmãos, cunhadas, sobrinhos, amigos, etc...
Serei bem mais feliz !!!
bj,