16 de abril de 2011

Outro dia no shopping

Outro dia, quando eu me queixava de um intervalo de três horas entre dois atendimentos, um amigo me disse: “Porque você não aproveita o intervalo e faz como toda mulher – vai passear no shopping?” A idéia me pareceu estranha. Minha relação com shoppings foi sempre estritamente utilitária – só piso em shopping quando preciso. Apesar disto, resolvi seguir o conselho. Ao chegar ao shopping, tentei olhar para ele como se fosse pela primeira vez: vi mulheres circulando por corredores iluminados, o imenso pé alto, as colunas gigantescas, tudo limpo e enorme como numa catedral, e pensei – isto é mesmo um templo do consumo, e as mulheres são suas principais sacerdotisas. Sentei para tomar um café e fiquei pensando com meus botões. E porque não? Eles movimentam a economia, geram empregos e, portanto, diminuem a miséria. E as mulheres que vem aqui consomem porque querem consumir. Mas será? Será que “querem” mesmo? E aí está o nó da questão. A mulher moderna caiu numa armadilha. Entrou no mercado de trabalho como um furacão, sem muita consciência de que assim estava dobrando sua carga de trabalho, e hoje vive em função do que “tem” de fazer. Entre as obrigações com a casa e o escritório, não se sente mais autorizada a fazer o que “quer”- não tem tempo. Até a visita ao shopping se torna uma obrigação. Enquanto ir ao shopping é um “querer,” por que não? Mas o perigo de freqüentar qualquer templo é cair no fanatismo, e esta forma de fanatismo pós-moderno leva as mulheres a esquecer que há outras formas de “relaxar” além de consumir. O parque, a casa de uma amiga, uma tarde tranqüila lendo em sua casa ou brincando com seus filhos, tudo isso são formas de relaxar, ao menos tão agradáveis como uma visita ao shopping. E podem evitar problemas com o cartão de crédito no fim do mês.

2 comentários:

Galáxia de meus anseios disse...

Adorei, nunca havia pensado os shoppings dessa maneira ritual, super interessante e ótimo conselho. Parabéns. Continue...Adoro seus papos!!!Beijocas.

T disse...

Eu não tenho o hábito de relaxar consumindo, ao contrário da grande maioria de pessoas daqui...
(os shoppings estão cada vez mais lotaaados.. não é nada relaxante!) Mas com parcimônia a coisa até que funciona: esta semana comprei uma guitarra para videogame.. é um joguinho muuuuito legal!! Quando vcs vierem prá cá eu apresento ;)