17 de março de 2012

Mulher Deméter e seu lado masculino

Um arquétipo que está intimamente ligado aos arquétipos de Core e Hades é o arquétipo de Deméter. No mito grego, Core é a filha; Hades, aquele que a rapta e Deméter a mãe. Deméter era a deusa da natureza, a deusa das colheitas. Era uma deusa mãe sem marido. Foi possuída por Posídon, deus do mar, que, no entanto, nunca reconheceu Core como sua filha. Deméter criou-a sozinha. É a super-mãe, a grande-mãe, a mãe natureza.
As mulheres Deméter são evidentemente maternais. O instinto que domina a vida da mulher Deméter é evidentemente o instinto materno. A vontade de ser mãe e o prazer ao ver seus filhos crescerem.
O homem interior de uma mulher Deméter é semelhante ao mar, ora está calmo e tranquilo, criando um clima de aconchego e espírito de família; ora as ondas estão revoltas, quebrando violentamente na areia, arrastando tudo o que tem por perto, isto é, a mulher Deméter quando está possuída por seu lado masculino negativo, fica de mau-humor, raivosa, agredindo com palavras e às vezes até fisicamente, momentos depois a tempestade pode amainar e ela pode voltar ao normal.

Nenhum comentário: