31 de março de 2012

A mulher moderna


O mito de Atalanta é um dos mais “modernos” dos mitos gregos, pois Atalanta  é uma heroína que consegue conciliar amor e competição.
Atalanta era uma heroína que não se conformava com a superioridade masculina, competia com os maiores atletas olímpicos na corrida e outros esportes masculinos, e os vencia. Da mesma maneira a mulher moderna compete com os homens no mercado de trabalho e muitas vezes os vence.
Atalanta recusava-se a casar, mas seu pai, desejando um herdeiro, a pressionou e ela cedeu dizendo que só se casaria com uma condição: que um homem a vencesse numa corrida. Essa é uma imagem que mostra o desejo da mulher moderna competitiva: um homem que seja ao menos tão inteligente  e competitivo quanto ela, ao qual ela possa respeitar e compartilhar os afazeres e problemas do dia a dia.

2 comentários:

Estela Spinelli disse...

Perfect!

Nath disse...

Acho engraçado como conquistamos tanto, e pelo esforço, estamos bem à frente nessa corrida... Mas acho triste também como nossa posição não é reconhecida.
Ainda ganhamos menos que os homens, ainda nos julgamos outras mulheres, mais do que eles, e criamos filhos de forma tão machista quanto fomos criadas.
Será que não estamos sabotando a nós mesmas nessa corrida?